I SEMINÁRIO DE PROMOÇÃO DA SAÚDE E V SIMPÓSIO NACIONAL DE SAÚDE E EDUCAÇÃO DO DPGPSI-FPM

O Centro de Estudos e Pesquisa em Psicologia Aplicada e Clínica Escola de Psicologia do Departamento de Graduação e Pós-graduação em Psicologia da Faculdade Patos de Minas, realizará no dia 06 de julho de 2019, a partir das 08:00 no Auditório da FPM na Unidade Shopping, com palestras, apresentações culturais e de trabalhos científicos.

Organizado pelos Professores Delza Ferreira Mendes, Luciana de Araújo Mendes Silva e Gilmar Antoniassi Junior, o I SEMINÁRIO DE PROMOÇÃO DA SAÚDE E V SIMPÓSIO NACIONAL DE SAÚDE E EDUCAÇÃO, tem por finalidade em ampliar os conhecimentos dos participantes através de mini cursos, palestras e vivencias que possibilitem práticas voltadas aos novos paradigmas sobre o tema do Cuidar, possibilitando sua formação polivalente enquanto futuro profissional; Buscar a integração entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos no curso de Bacharel em Psicologia. Apresentação de trabalhos submetidos e aprovados pela comissão organizadora, relacionados ás atividades científicas dos professores e estudantes do curso e da comunidade acadêmica em geral.

Destinado a alunos, professores e profissionais da Psicologia e Educação da Região de Patos de Minas, João Pinheiro, Coromandel e Patrocínio, o evento tem vagas limitadas e é gratuito, explica a Profa. Dra. Luciana de Araujo. A Profa. Ma. Delza Ferreira Mendes, destacou a colaboração dos palestrantes Wanda Bárbara Jager (Psicanalista), Luciana Zumsteim (Psicóloga), Welington Bonifácio Ferreira Junior (Publicitário), Karla Priscilla Lemgruber (Psicóloga e Docente do DPGPSI-FPM) e Aline Fernandes Alves (Psicóloga e Docente do DPGPSI-FPM).

O Prof. Me. Junior Antoniassi, apresentou o cronograma de atividades e destacou a participação dos estagiários do Curso de Psicologia e os integrantes do Grupo de Pesquisa em Cultura, Subjetividade e Promoção Psicossocial que irá compor uma mesa de debate e apresentarão dados de pesquisa. Destacando a apresentação cultural do GRUPO “CIRCO” – que atende crianças e adultos com déficit no desenvolvimento cognitivo como maneira de integrar os participantes e valorizar a cultura. E finalizou reforçando a gratuidade do evento, o número de vagas limitada e a certificação de 10 horas de participação.

Faça sua Inscrição – Clique Aqui

Programação do Evento

08:00- Recepção e Abertura

08:30- Apresentação Cultural – STANDS E POSTERS

09:00- Mesa Redonda: O cuidar na clínica escola

Carla Lemgruber e estagiários FPM

10:00- Palestra: O cuidar na abordagem psicanalítica – 

Ministrante: Wanda Barbara Jager

Especialista em psicanálise para adultos e crianças formação em psicánalise pelo Instituto Pos Saber em Uberlândia; Especialista em Psicanalista Clínica Licenciada pela FACEI – Faculdade Einstein do Rio de Janeiro

11:00 – Apresentação de ONGS e instituições do cuidado com idosos – Palestra sobre a validação do profissional “cuidador”.

11:30- Apresentação de Trabalhos do Grupo de Pesquisa em Cultura, Subjetividade e Promoção Psicossocial

12:00 – ALMOÇO

13:00 – APRESENTAÇÃO CULTURAL DO GRUPO” CIRCO” – que atende crianças e adultos com déficit no desenvolvimento cognitivo.

14:00 – Mesa: “As instituições do cuidado” A Clínica  Ampliada com Crianças e Adolescentes, apresenta trabalhos desenvolvidos em ONGS especializadas em Psicomotricidade, autismo e deficiência.                               

15:00 – Palestra: As comunidades terapêuticas – Perspectivas e abordagens o que temos de recursos e validação na área de cuidados com a Medicina e enfermagem.         

16:00 – Palestra:  A representação do Mundo na criança : o que a educação oferece como “Cuidados” e as abordagens que envolvem o infantil com profissionais da área da psicopedagogia, neuropsicopedagogia, fonaudiologos, terapia ocupacional.

17:00 – Palestra: As Técnicas projetivas:  Terapeutas, psicólogos, psicanalistas e a validação dos instrumentos que as profissões se habilitam.

18:00 – Encerramento

Deixe uma resposta