DISCIPLINA DE PSICOPATOLOGIA UTILIZA DA SIMULAÇÃO REALÍSTICA PARA DESENVOLVER HABILIDADES E COMPETÊNCIA

A Profa. Ma. Aline Fernandes Alves, docente do DPGPSI-FPM responsável pelo núcleo disciplinar em Promoção Psicossocial e Saúde Mental promoveu juntos dos alunos do 3º período de Psicologia na disciplina de Psicopatologia, o uso da Simulação Realística.

A aula contou com a participação dos alunos estagiários do 5º ano de Psicologia. Divididos em pesquemos grupos e separados entre a Sala de Habilidades Interativa e Salas de Supervisão e Tutoria, os alunos dos 3º período entrevistaram atores que simulavam pacientes durante o processo de avaliação psicopatológica, atores estes alunos do 5 ano do curso.

Segundo a Profa. Aline Fernandes disse a equipe da LigaPsi, o intuito da atividade era propiciar aos alunos do período inicial no caso o 3 período por estarem apreendendo sobre a Psicopatologia, uma maior aproximação da prática clínica  do psicólogo para com o processo avaliativo.

Durante a aula os alunos tinham uma sério de pontos a serem observados além de conduzir o processo clínico avaliativo. Ademais, posteriormente a aula realística os alunos produziriam um material para discussão e debate em sala de aula.

O coordenador do Curso Prof. Me. Junior Antoniassi que esteve nos corredores da Faculdade acompanhando o desenvolvimento e dinamismo da aula, demonstrava todo momento a satisfação e orgulho. Sorridente ele cumprimentou a professora Aline e falou com a nossa equipe da LigaPsi.

Na conversa breve com o Professor Antoniassi, ele destacou que este é novo jeito de ensinar da Psicologia da FPM e disse que para o 2º semestre deste ano novas metodologias serão implantadas no curso, pois ao longo deste primeiro semestre ele esteve reunido com uma equipe de professores pesquisadores em São Paulo comprometidos com a formação de Psicólogos mais humanos e sociais em atenderem a demanda clínica, saúde, social, trabalho e comunidade. Perguntado por nossa equipe, o que seria esta mudança ele disse, isso que vocês estão vendo, alunos do 5 ano junto com o do 1 ano, diferentes períodos tendo aulas interativas em diferentes momentos.

O Professor Antoniassi destacou o investimento didático e pedagógico que a FPM tem feito para com os professores, principalmente a Psicologia que hoje é o laboratório das novas ideias e práticas para estenderem a toda IES. O professor destacou que hoje no Departamento de Psicologia já possui além do Centro de Estudos e Pesquisas em Psicologia Aplicada e Clínica Escola, vários Laboratórios que desenvolvem aulas fora da sala de aula, o intuito da Coordenação e Professores é que o aprendizado seja dinâmico e real, não há formação profissional trancado em uma sala de aula em mundo de faz de conta recheado de marketing para crescer os olhos e não formar profissionais de verdade.

O professor não quis dar muito detalhes mas disse que na coletiva a ser realizada sobre a nova organização didática e estrutural do curso de Psicologia será apresentado os detalhes das mudanças, até porque os colegiado de professores e o núcleo docente estruturante estão terminando de formatar a proposta. E encerrou dizendo que: “O sucesso da Psicologia da FPM é de todos, sem alunos, professores, diretores e principalmente os funcionários dos bastidores nada faria sentido. E com belo sorriso no rosto de alegria gritou eu amo vocês”.

A LigaPsi te lembra, vem estudar na FPM aqui você não é mais um.

Deixe uma resposta