COORDENADOR DO CURSO DE PSICOLOGIA É COLABORADOR NO LIVRO ‘DES PROTEÇÕES SOCIAIS, POPULAÇÕES VULNERÁVEIS E CIDADANIA!’

Prof. Me. Gilmar Antoniassi Junior tem participação no Livro intitulado – Des proteções sociais, populações vulneráveis e cidadania, juntamente com aluno e egresso do Curso de Psicologia da FPM membros do Grupo de Pesquisa liderado pelo Professor.

A Liga Acadêmica de Psicologia (LigaPsi) esteve conversando com o Coordenador do Curso de Psicologia da FPM e responsável pelo Departamento Pedagógico da FPM – Prof. Me. Gilmar Antoniassi Junior para falar sobre sua participação no Livro intitulado – Des proteções sociais, populações vulneráveis e cidadania. Organizada pelas Professoras Dra. Regina Celia de Souza Beretta e Dra. Glória Lucia Alves Figueiredo, docentes do Programa de Pós-graduação Promoção da Saúde da Universidade de Franca e participação de diversos pesquisadores renomados do Brasil.

O livro é uma obra organizada pelas Professoras Dra. Regina Celia de Souza Beretta e Dra. Glória Lucia Alves Figueiredo, docentes do Programa de Pós-graduação Promoção da Saúde da Universidade de Franca. Segundo o Prof. Junior Antoniassi o convite para colaborar com o livro partiu da professora Regina Celia no final do semestre, uma vez que os professores Junior, Regina e Glória tem realizado diversas publicações em conjunto diante da parceira de pesquisadores em diversas pesquisas coordenadas pelos professores.

Antoniassi é membro do Grupo de Pesquisa Apoio Social e Promoção da Saúde (CNPQ) que é liderado pela Profa. Dra. Glória na Universidade de Franca e na FPM o Prof. Me. Junior Antoniassi lidera o Grupo de Pesquisa Cultura, Subjetividade e Promoção Psicossocial (CNPQ), que neste sentido sua contribuição para o livro organizado pelas professoras é resultante da pesquisa na linha de estudo de  Políticas e Práticas em Promoção Psicossocial do grupo liderado pelo Professor Antoniassi na FPM no tocante as questões de Gênero e Sexualidade.

Participa do capítulo intitulado – ‘Transgeneridade sob o Olhar da Pessoa Trans e as Relações Familiares’, escrito pelo Prof. Junior Antoniassi e os membros do grupo Rafael Alves Felipe e Ernane Junior da Silva Reis. No texto os autores vêm relatar, a partir das histórias de vida de pessoas trans, a convivência no período de manifestação da transexualidade e no andamento da transição de gênero, a analogia do sistema de relação familiar sob o olhar da pessoa trans, a partir da experiência do estágio de Psicologia da Saúde.

Segundo o Professor Antoniassi o Livro será lançado no III Colóquio de Raça e Interseccionalidades, que está sendo promovido pela Unirio e Unifran e ocorrerá entre os dias 11 a 13 de novembro de 2019, na cidade Franca-SP.

Segundo a Profa. Dra. Regina Celia a capa do livro é um trabalho da artista Janaína Leão, que gentilmente cedeu muitas fotos de sua coleção, para o livro. O livro também conta com a participação dos Professores Dr. Dagoberto Fonseca (Unesp Araraquara), Prof. Dra. Ana Nassif (Unesp Franca) e Prof. Dra. Andreia Liporoni (Unesp Franca).

Deixe uma resposta