Sobre o Currículo

O currículo atual do curso de graduação em Psicologia tem como meta central a formação do psicólogo voltado para a atuação profissional, para a pesquisa e para o ensino de Psicologia.

Tendo como foco formação profissional com base nos conhecimentos requeridos para o exercício legal da profissão.

Neste sentido, o currículo do curso se pauta pelas vias dos eixos estruturantes agrupados por conteúdos curriculares distribuidos em eixos caracterizados: Fundamentos históricos e epistemológicos; Fundamentos teórico-metodológicos; Procedimentos para a prática científica e a prática profissional; Fenômenos e processos psicológicos; Interfaces com campos afins do conhecimento; Práticas profissionais.

Para melhor adequação da integralização dos eixos na disposição curricular, tomando como base a a formação profissional que vise atender a demanda de mercado. A estrutura curricular esta definida por ênfases que norteiam o período de formação, definidas a partir dos critérios concebam recortes inovadores de competências que venham a instituir novos arranjos de práticas no campo.

Sobre o Núcleo de Estrutura de Formação

Para melhor funcionamento do currículo proposto da Formação do Bacharel – Pscólogo formado pelo DPGPS/FPM. Terá como ênfase de formação: Psicologia e os Processos Clínicos; Psicologia e Processos Educativos; Psicologia e Processos de Gestão; e Psicologia e Processos de Prevenção e Promoção da Saúde.

A escolha desta ênfase são como que um coroamento do percurso formativo, afim de, desenvolver as habilidades pautadas para atuar de forma ética e coerente com referenciais teóricos, valendo-se de processos psicodiagnóstico, de aconselhamento, psicoterapia e outras estratégias clínicas, frente as questões e demandas de ordem psicológicas apresentadas por indivíduos em grupos em distintos contextos.

Para atingir a proposta estabelecidas pelas escolhas das ênfases, o curso de graduação em Psicologia da FPM estará organizado por meio de Núcleos que atendem: Psicologia e Processos de Investigação Científica – Programa Básico Geral; Psicologia e os Processos Clínicos – Programa em Psicologia Clínica; Psicologia e Processos de Avaliação Diagnóstica – Programa em Avaliação Diagnóstica; Psicologia e Processos Educativos – Programa em Psicologia Escolar; Psicologia e Processos de Gestão – Programa em Psicologia Social, Organizacional e do Trabalho; Interfaces as Práticas Profissionais – Programa Estágio Básico; Interfaces as Práticas Profissionais – Programa Estágio Profissionalizante.

Fluxograma dos Núcleos de Formação – clique aqui

Sobre a Integralização Disciplinar de Formação

As disciplinas que compõe a integralização das disciplinas que compõe a estrutura disposta nos núcleos de formação, tem por finalidade cumprir os eixos norteadores da formação do Psicólogo. Assim como, estabelecer os parâmetros para o desenvolvimento das atividades interdisciplinares que compõe o curso de graduação de Psicologia da FPM, distribuidas nos diversos programas e do 1º ao 10º período.

Fluxograma Disciplinar de Integralização – clique aqui