Ensino Clínico na Formação Técnico Científico do Profissional da Psicologia

Sobre o Ensino Clínico

O Ensino Clínico (EC) constitui-se de um método de ensino que busca ser o elo entre a teoria e a prática para desenvolver habilidades e competências específicas para uma formação socialmente responsável. Este método cria nos acadêmicos capacidades analíticas, críticas e inovadoras mediante o uso de casos reais na sala de aula, tornando-se um componente crucial na formação dos estudantes, pois permite a prestação de cuidados em contexto real contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento de habilidades e competências tendo a pesquisa como a base da formação do método aplicado.

O ambiente da prática do ensino clínico proporciona uma experiência autêntica que permite a triangulação dos conhecimentos teóricos e práticos e o desenvolvimento de habilidades, atitudes e valores que caracterizam o profissional de psicologia. Assim, o ensino clínico está em conformidade com as políticas institucionais de ensino, extensão e pesquisa, constantes no PDI, estão implantadas no âmbito do curso de Psicologia e claramente voltadas para a promoção de oportunidades de aprendizagem alinhadas ao perfil do egresso estabelecido neste PPC, adotando-se práticas exitosas e inovadoras.

O ensino clínico no curso de Psicologia tem como objetivo proporcionar ao alunado a realização de atividades práticas inerentes à profissão de Psicólogo, atendendo as exigências gerais e específicas da formação acadêmica, observando fatores humanos, técnicos, administrativos e éticos, visando cuidar do ser humano na sua integralidade, alinhado com a responsabilidade social do curso. Ademais, esta prática proporciona ao alunado de graduação uma visão crítica do fazer Psicologia e ser psicólogo ante uma sociedade diversa e num contexto contemporâneo e de desafios para profissão; com base em múltiplas práticas relacionadas à sua área de formação acadêmica, assegurando-lhe abordagem multidisciplinar e interdisciplinar dialogando em diferentes campos do saber.

Por conseguinte, qualificar o alunado do curso de Psicologia para o exercício profissional, propiciando-lhe o aprendizado das práticas psicológicas e da ética, através do ensino pela pesquisa e extensão acadêmica, do exercício da prática real supervisionada, bem como da prática profissional da psicologia. Assim desenvolver, junto à comunidade, atividades de orientação para o exercício da cidadania e educação para os direitos de todos os cidadãos sem qualquer distinção e ser o elo entre teoria e prática para desenvolver certas habilidades nos alunos e oferecer-lhes uma formação socialmente responsável e sustentável.

O Ensino Clínico será incluído em todo o currículo do curso, articulando-se em 03 (três) formas de integração:

  • A integração do ensino clínico aos componentes curriculares regulares
    (disciplinas) será realizada através de atividades que promovam a interação interdisciplinar e intercurso dos estudantes, realizadas pelo docente, no dia a dia da sala de aula e aplicando metodologias ativas de ensino vinculados ao ensino clínico;
  • A integração do ensino clínico ao Projeto de Extensão Universitária
    da IES será realizada através de atividades de extensão universitária implementadas por atividades ao longo do semestre letivo, definido na matriz curricular como Projeto de Integração e Extensão (PIE);
  • A integração do ensino clínico ao Centro de Estudos e Pesquisas e Psicologia Aplicada e Clínica Escola será realizada em âmbito dos estágios supervisionados e participações nas diferentes atividades desenvolvidas pelos Laboratórios e Grupos de Pesquisa.

 

Desta forma, o ensino clínico busca formar nos acadêmicos capacidades analíticas, críticas e inovadoras mediante o uso de casos reais na sala de aula, através do desenvolvimento de habilidades competências argumentativas na aplicabilidade da Psicologia enquanto ciência e profissão, tendo as ênfases dos curso como base da formação do método aplicado.

A base para o desenvolvimento do Ensino Clínico no curso de Psicologia constitui de dois momentos definidos por metas e fases, com o uso de técnicas e recursos didáticos sendo assim projetados:

  • Metas:
    • Definição das linhas de aprendizagem com base na ementa da disciplina;
    • Definição produto de entrega que se estabelece no projeto para demonstrar a competência e habilidade desenvolvida por meio da integração teoria e prática;
  • Fases de implementação do projeto na disciplina:
    • 1ª fase – planejamento (O que? Quem? Onde? Como?)
    • 2ª fase – desenvolvimento (Quais ações? articulação teoria)
    • 3ª fase – aplicação e resultados (evidências encontradas – competência e habilidade desenvolvida)
  • Técnicas e outros recursos didáticos utilizados:
    • Análise e discussão em sala virtual/híbrida, inerentes a temas abordados durante as aulas;
    • Resolução de casos práticos: trabalho em grupo que exigirá a elaboração de pareceres visando diagnosticar cada caso concreto. Esta técnica didática busca consolidar teoria e prática, estimulando o raciocínio lógico e a reflexão crítica e analítica sobre o problema proposto.
    • E ainda serão distribuídos modelos práticos para realização dos trabalhos.

A integração do ensino clínico aos componentes curriculares regulares será efetivada em atividades interdisciplinares realizadas pelos docentes durante a elaboração e desenvolvimento de suas disciplinas, integrando todo o processo de ensino e aprendizagem. Dentre as atividades propostas durante as aulas, os docentes poderão desenvolvê-las de forma que:

  • Sejam realizadas com a vinculação das ações de extensão ao processo de ensino e aprendizagem como componente curricular qualificador dos percursos formativos;
  • Promova o diálogo permanente com a comunidade na busca de soluções para os desafios sociais, articulando a produção do conhecimento e a construção de saberes com a dinâmica da sociedade;
  • Tenham participação de docentes, discentes e pessoas da comunidade na configuração das atividades de ensino clínico em suas diferentes modalidades, qualificando-as por meio da formação teórica, metodológica e crítica;
  • Promova a cultura, expressão artística, lazer e atividades físicas e esportivas, como ferramentas pedagógicas e de promoção social, acessíveis a todos os públicos;
  • Difunda a produção acadêmica: científica, didático-pedagógica, tecnológica, artística e cultural, ampliando o acesso ao conhecimento acadêmico;
  • Desenvolva a gestão participativa e descentralizada das atividades de ensino clínico, com fundamento nos princípios da democracia, da horizontalidade, da transparência e da sustentabilidade ambiental e econômico-financeira;
  • Haja articulação, promoção e desenvolvimento de iniciativas de empreendedorismo e inovação.

 

Aspectos do Ensino Clínico

De acordo com a Instrução da Coordenação de Curso sobre Aspectos Metodológicos do Ensino Clínico na Formação Técnico Científico do Profissional da Psicologia como ação Inovadora no âmbito do Curso de Psicologia, publicada em 05 de maio de 2022 com base na definição da Diretriz aprovada pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) em reunião no dia 25 de novembro de 2021 e pelo Colegiado em 09 de dezembro de 2021 e publicada em 13 de dezembro de 2021; no que tange a metodologia aplicada ao ensino clínico do Curso de Psicologia está ancorada nas determinações da Resolução CNE/CSE nº. 5/2011 (Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Psicologia) e devidamente atualizada, conforme Parecer CNE/CES nº 179/2022 [Atualizada para Resolução CNE/CES Nº 1, de 11 de outubro de 2023 e com fundamento ao referido parecer já tratado nas reuniões do NDE com a previsibilidade da nova diretiz.], que atribui a reanálise da nova proposta de diretriz curricular para Psicologia.

Os princípios metodológicos estão norteados por sua missão, a qual deverá conduzir à obtenção do perfil desejado do egresso. No caso, a FPM, busca uma proposta metodológica que privilegie a qualificação do aluno, sem, no entanto, deixar de formar um cidadão crítico e capaz de pensar e estabelecer por si soluções inovadoras, não só para a organização em que trabalha, mas também para a comunidade em que vive a sociedade de um modo geral.

A metodologia utilizada pela IES é baseada no ensino da metodologia ensino de psicologia promova uma aprendizagem ativa, crítica e reflexiva, estimulando os alunos a desenvolverem habilidades de análise, interpretação e aplicação prática dos conceitos psicológicos em diferentes contextos. Além disso, a ética deve ser considerada em todas as atividades que envolvam o estudo e a aplicação da psicologia, respeitando os direitos e a privacidade das pessoas envolvidas nos estudos e pesquisas, pautado na dialética, cujo foco é a contraposição e contradição de ideias que levam a outras ideias e que tem sido um tema central na filosofia ocidental e oriental desde os tempos antigos.

O processo ensino-aprendizagem é composto por quatro elementos reais que devem ser considerados: o aluno, o professor, o conteúdo e as variáveis ambientais, ligadas às características da Instituição. Cada um desses elementos exerce uma rede de influências sobre os demais, ligando-os e alterando suas características.

Analisando cada elemento, entende-se que o aluno é um participante efetivo do processo de ensino-aprendizagem e não um mero coadjuvante; que o professor é um orientador no processo de aprendizagem, e não o detentor do conhecimento; que o conteúdo adequado é à base da captação e compreensão pelo aluno das informações necessárias ao seu aprendizado; que a percepção das variáveis ambientais, em especial, as questões de relacionamento e clima organizacional da Faculdade, é fundamental para o desempenho adequado de todos os fatores do processo.

No que se refere propriamente aos métodos de ensino, vale dizer que estas são as formas através das quais os professores irão trabalhar os diversos conteúdos, com a finalidade de atingirem os objetivos propostos no projeto pedagógico. Compreendem, então, as estratégias e procedimentos adotados no ensino por professores e alunos caracterizam-se por ações conscientes, planejadas e controladas, e visam atingir, além dos objetivos gerais e específicos propostos, algum nível de generalização.

De modo geral, a Faculdade Patos de Minas, aplica metodologias modernas e variados recursos de ensino-aprendizagem, de acordo com as necessidades e as especificidades de cada disciplina. Como exemplos podem ser citados o método expositivo-dialogado de aula, estudo dirigido, dinâmicas de grupo, estudos de caso, jogos e simulações, debates, entre outros. Busca-se a utilização de métodos de ensino que privilegiam a iniciativa, a criatividade, o trabalho em equipe dos alunos na busca de soluções práticas para os problemas organizacionais.

Além de definir um ensino além do ensino expositivo, para tanto incorpora o ensino participativo através dos métodos de problematização. Ressalta-se que não se busca a substituição do método tradicional de ensino, mas uma alternativa capaz de implementar atividades educacionais altamente efetivas e envolventes, fundamentadas em evidências na área da educação em saúde. Além disso, evidencia a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos, habilidades e atitudes por meio de simulação e educação interprofissional, visando alcançar a excelência prática psicológica através do ensino clínico. Assim, promover as competências necessárias à formação acadêmica e a capacidade do aluno de psicologia a compreender a hermenêutica e os processos se fazer Psicologia.

A proposta aqui é mais transversal: desde o primeiro ano, os métodos de pesquisa adquiridos na disciplina de Psicologia Ciência e Investigação são utilizados em todas as outras aulas, desenvolvendo a capacidade de pensar os problemas na intervenção psicológica — e nas suas soluções —, nas mais diversas matérias com o intuito de formar um Psicólogo generalista competente, alinhado a missão, finalidade, objetivo e perfil egresso do curso de Psicologia da FPM.

Entende-se que os meios de ensino são os recursos materiais e tecnológicos, utilizados por professores e alunos, sob determinadas condições previamente planejadas, que facilitam a comunicação docente e o aprendizado, seja pela apresentação ou representação de aspectos da realidade concernentes ao currículo, ou pela mediação de sistemas simbólicos que permitiriam uma relação crítico-ativo dos alunos com o seu entorno – o meio físico e o espaço sociocultural. Dentre os recursos disponibilizados pela Faculdade Patos de Minas, destacam-se o equipamento tecnológico, tais como laboratórios de informática com acesso à internet, sistemas de projeção multimídia, televisores e aparelhos de vídeo, além de uma biblioteca bem-equipada, entre outros.

Em meio as técnicas de efetivação da pesquisa como método de ensino de qualidade para a autonomização do conhecimento pelo discente serão desenvolvidos pode-se citar: resumo; debates e mesas redondas; seminários; método caso; estudos de decisões; sala de aula invertida; Problem-based Learn (PBL); Arco de Maguerez; portfólio; diálogo socrático; intervenções simuladas.

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