Laboratório de Análise do Comportamento – LAC

Coordenadores Prof. Me. Arthur Siqueira Sene e Profa. Ma. Résia de Moraes

​O LAC oferece infra-estrutura necessária para o desenvolvimento de análises experimentais do comportamento virtual. São realizadas atividades de pesquisa e ensino de graduação e pós-graduação neste laboratório. Entre os temas de pesquisa desenvolvidos no laboratório pode-se citar:  escolha, comportamento induzido, variabilidade comportamental, resistência à extinção, controle aversivo, controle de estímulos, esquemas de reforçamento, operações estabelecedoras, irradiação ionizante e outros agentes tóxicos e comportamento.

Atualmente o LAC é utilizado nas disciplinas de Análise do Comportamento e Psicologia Cognitiva.

Laboratório de Psicometria e Avaliação Psicológica ‘Alfred Binet’  – LAP

Coordenadoras Profa. Ma. Delza Ferreira Mendes

​A finalidade do LAP é permitir a realização das atividades práticas do processo de ensino e aprendizagem dos testes psicológicos utilizados na prática profissional do Psicólogo e regulamentados pelo CFP. O aluno tem a oportunidade de aplicar e avaliar os testes aprendidos em participantes voluntários (de crianças até adultos), conforme as especificidades de cada avaliação psicológica e o rigor ético e científico. Os teste aplicados são paramétricos e projetivos com o propósito de completar a avaliação psicológica de aspectos humanos como: inteligência, personalidade, estresse, habilidades interpessoais, cognitivas, vocacionais e profissionais; avaliação escolar e organizacional entre outros. O aluno, além da aplicação dos testes, desenvolve raciocínio lógico e interpretativo relacionando os conceitos teóricos com as características humanas e desenvolve habilidades de escuta e de entrevistas por meio das anamneses realizadas. Também, são exercitados os princípios éticos que regem a prática profissional do psicólogo.

Atualmente o LAP é utilizado pelas disciplinas de Testagem Psicológica, Psicodiagnóstico, Estágio em Psicodiagnóstico e pelos GruPes.

Laboratório de Psicologia do Trabalho – LAPOT

Coordenadora Profa. Ma. Constance Rezende Bonvincini

​O LAPOT tem por finalidade promover ações em diferentes formas que compõe a pratica do Psicólogo no contexto do trabalho na contemporaneidade, as repercussões desses processos na subjetividade dosujeito e as formas em que a organização dos trabalhadores tem promovido o enfrentamento da atual realidade. As atividades desenvolvidas pelo LAPOT contemplam os processos de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho, Recrutamento e Seleção, Planejamento de Carreira, Orientação Vocacional e Profissional, e bem como uma vasta opção de atividades vinculadas as demandas de mercado da Psicologia Organizacional e do Trabalho.

Atualmente o LAPOT é utilizado pela disciplinas de Psicologia do Trabalho, Seleção e Orientação Profissional, Estágio em Psicologia do Trabalho, Estáio em Orientação Vocacional e Profissional. Abrigando também as ações vinculadas a Instituição parceira do DPGPSI do Programa Jovem Aprendiz da Rede Cidadã.

Laboratório de Psicoterapia de Grupo – LAPSIG

Coordenador Prof. Me. Leonardo Carrijo

​O LAPSIG está voltado para as práticas vinculadas a inter-relações pessoa-ambiente, buscando refletir do ponto de vista da psicoterapia grupal, a construção de sentidos aos lugares que os comportamentos relativos aos diversos espaços do contexto da vida tem ocupado no sujeito, bemc como a influência que estes espaços ocupa na subjetividade dessas pessoas. As atividades do LAPSIG visa promover o campo da terapia grupal por meio das diversas maneiras do campo de saberes na Psicologia, visando levar as pessoas a viverem de forma que se empoderem na sociedade, bem como sua representação deste conceito. Desenvolvendo as condutas de cuidadoaos danos provocados pelo ambiente nos diferentes contextos de via.

Atualmente o LAPSIG é utilizado pelas disciplinas de Dinâmica de Grupo e Técnicas Vivênciais, Psicoterapia de Grupo, Psicoterapia Psicodramática, Estágio em Psicoterapia de Grupo, e pela disciplina de Arte e Cultura na Psicologia.

Laboratório de Psicologia do Transito – LAPSITRAN

Coordenadora Profa. Ma. Isabel Cristina Oliveira Gomes

​Os dilemas decorrente do comportamento no trânsito expressos nos jornais e telejornais que frequentemente mostram acidentes e tragédias, bem como, as diversas pessoas que por estes ou outros motivos expressam medo de dirigir. Sejam motoristas, motociclistas, pedestres e ciclistas que, deliberadamente ou não, as pessoas comportam-se de maneira de alguma maneira no trânsito. Diane desta reflexão o LAPSITRAN tem como desafio fortalecer as práticas da Psicologia no trânsito que possam ir além das avaliações do DETRAN. As ações do LAPSITRAN estão focadas em promover de forma integradora o pensamento científico (nos profissionais) e reflexivo (na sociedade), para dar conta de compreender como a racionalidade ambiental no trânsito atualmente foi construída socialmente. Fortalecendo o diálogo de saberes, que sejam eles científicos, ou não, e a idéia de construção do ser através dos saberes, pode levar a uma nova racionalidade, sustentável.

Atualmente o LASPSITRAN é utilizado pela disciplina de Psicologia do Transito, Promoção de Saúde e pelo GruPes.