Laboratórios

Laboratórios Didáticos de Formação Básica

Laboratório de Anatomia e Neuroanatomia – Prof. Dr. Fernando Leonardo Diniz (Responsável)
Este laboratório é utilizado pela disciplina de Neuroanatomia, para análise prática de peças anatômicas. Conta com um excelente espaço para o armazenamento das estruturas anatômicas humanas e sintéticas as quais são utilizadas pelos alunos, além de uma excelente metragem e mobiliário para fornecer o conforto adequado durante as aulas práticas.
Neste laboratório estão as peças anatômicas humanas e as peças sintéticas, que possibilitam e facilitam a identificação e compreensão, pelo aluno, do corpo humano abrangendo as diversas áreas, muscular, óssea, nervosa, tecidual, anatomia da face, membros superiores, inferiores e tronco. Um estudante da área de saúde precisa ter condições de reconhecer órgãos, a localização e a morfologia do corpo humano.
E essas capacidades são exercidas e avaliadas nos laboratórios de Anatomia.
Além desse conhecimento mais científico, esses laboratórios também preparam emocionalmente o aluno. É muito comum estudantes terem medo ou agonia de trabalhar com cadáveres ou até mesmo estudar partes separadas dos corpos.
Com a prática nesses laboratórios, vai ser possível trabalhar com os alunos sobre essas angústias.
O professor vai sensibilizar os estudantes para a compreensão do controle das emoções e entender os processos dos estudos anatômicos dos corpos.
Além do mais, o aluno desenvolve valores éticos, pois lidar com o corpo do paciente é estar cuidando do outro e, por isso, devem ser respeitados princípios da dignidade humana.

Laboratório Multidisciplinar – Profa. Dra. Sandra Regina Cardoso (Responsável)
Tem o objetivo de oferecer ao aluno um espaço destinado as atividades práticas para a disciplina de Neurociência é essencial para o desenvolvimento pedagógico, além de facilitar as atividades desenvolvidas em sala de aula possibilitando ao aluno aliar teoria e prática.
Desenvolvemos no laboratório atividades que estimulam a curiosidade e o interesse do aluno por determinada área, levando-o a encontrar o problema, levantar hipóteses, observar, descobrir, analisar resultados, concluir e solucionar o experimento.
A atividade prática é uma forma de comprovarmos nossos estudos teóricos, contribuindo com o mundo biotecnológico formando muitos e talvez grandes cientistas.


Laboratórios Didáticos de Formação Específica

Laboratório de Análise do Comportamento – Prof. Me. Arthur Siqueira de Sene (Responsável)
O LAC oferece infraestrutura necessária para o desenvolvimento de análises experimentais do comportamento virtual. São realizadas atividades de pesquisa e ensino de graduação e pós-graduação neste laboratório. Entre os temas de pesquisa desenvolvidos no laboratório pode-se citar: escolha, comportamento induzido, variabilidade comportamental, resistência à extinção, controle aversivo, controle de estímulos, esquemas de reforçamento, operações estabelecedoras, irradiação ionizante e outros agentes tóxicos e comportamento. Atualmente o LAC é utilizado nas disciplinas de Análise do Comportamento e Psicologia Cognitiva.

Laboratório do Brincar – Profa. Ma. Vânia Cristine de Oliveira (Responsável)
Espaço de Estudos e Práticas em Psicologia que trata do brincar na infância e as diversas funções que a atividade lúdica propicia para o desenvolvimento psíquico saudável da criança de acordo com a Psicanálise.
O objetivo é desenvolver atividades acadêmicas e de extensão que transmitam o valor da experiência emocional do brincar para o desenvolvimento saudável infantil.
Pretende-se que alunos de Psicologia da FPM construam conhecimento e intervenções na comunidade voltadas ao incentivo do brincar livre e imaginativo.
Esperamos que o conhecimento psicanalítico sobre a riqueza do brincar seja levado às crianças, pais, professores, alunos de psicologia e demais profissionais interessados na saúde e no bem-estar da infância.

Laboratório de Investigação e Diagnóstico Psicológico – Profa. Ma. Delza Ferreira Mendes (Responsável)
A finalidade do LIDIP é permitir a realização das atividades práticas do processo de ensino e aprendizagem dos testes psicológicos utilizados na prática profissional do Psicólogo e regulamentados pelo CFP. O aluno tem a oportunidade de aplicar e avaliar os testes aprendidos em participantes voluntários (de crianças até adultos), conforme as especificidades de cada avaliação psicológica e o rigor ético e científico. Os testes aplicados são paramétricos e projetivos com o propósito de completar a avaliação psicológica de aspectos humanos como: inteligência, personalidade, estresse, habilidades interpessoais, cognitivas, vocacionais e profissionais; avaliação escolar e organizacional entre outros. O aluno, além da aplicação dos testes, desenvolve raciocínio lógico e interpretativo relacionando os conceitos teóricos com as características humanas e desenvolve habilidades de escuta e de entrevistas por meio das anamneses realizadas. Também, são exercitados os princípios éticos que regem a prática profissional do psicólogo.

Laboratório de Intervenções Sociais, Trabalho e Educação – Profa. Ma. Constance Rezende Bonvincini e Profa. Rosa Marcia Rodrigues Braga (Responsáveis)
O LISTE tem por finalidade promover ações em diferentes formas que compõe a prática do Psicólogo no contexto do trabalho, educação e social na contemporaneidade, as repercussões desses processos na subjetividade do sujeito e as formas em que a organização dos trabalhadores tem promovido o enfrentamento da atual realidade.
As atividades desenvolvidas pelo LISTE contemplam os processos de qualidade de vida, recrutamento e seleção, planejamento de carreira, orientação vocacional e profissional, bem como uma vasta opção de atividades demandas sociais e educacionais.

Laboratório de Sexualidade, Expressão Corporal e Promoção Humana – Prof. Me. Leonardo Carrijo e Prof. Me. Guilherme Bessa Ferreira (Responsáveis)
Tem como fundamento o referencial teórico e metodológico com aporte na Fenomenologia, em particular a obra do francês Maurice Merleau-Ponty (1908-1961) e seus estudos sobre a percepção, a corporeidade, a motricidade, o esquema corporal, entre outros conceitos importantes que tem sido estudado no campo da Educação Física. esse contexto epistemológico, ver é um conceito que indica o ato motor e perceptivo que envolve o corpo em movimento, o esquema corporal e os sentidos sociais, históricos, simbólicos e imaginários do corpo e do movimento humano. Cabe ainda esclarecer que o laboratório corpo e movimento não se reduz à visão compreendida como processamento de estímulos ópticos ou físicos, mas implica experiências corporais vividas em contextos múltiplos e na perspectiva lógica e cenestésica da reversibilidade dos sentidos, plasticidade neuronal, autopoièsiscomo indicada nos estudos de Humberto Maturana e Francisco Varela, entre outros estudiosos do fenômeno perceptivo.

Laboratório de Práticas Promoção Psicossocial, Diversidade e Saúde – Prof. Dr. Gilmar Antoniassi Junior (Responsável)
O LAPSIDIS está voltado para as práticas vinculadas a inter-relações pessoa-ambiente, buscando refletir do ponto de vista da psicoterapia grupal, a construção de sentidos aos lugares que os comportamentos relativos aos diversos espaços do contexto da vida têm ocupado no sujeito, bemc como a influência que este espaço ocupa na subjetividade dessas pessoas. As atividades do LAPSIDIS visam promover o campo da terapia grupal por meio das diversas maneiras do campo de saberes na Psicologia, visando levar as pessoas a viverem de forma que se empoderem na sociedade, bem como sua representação deste conceito. Desenvolvendo as condutas de cuidado aos danos provocados pelo ambiente nos diferentes contextos de vida, na promoção da diversidade e saúde qualidade de vida.

Laboratório de Bem-Estar Social e Intervenções Clínicas – Prof. Me. Marcelo Matta de Castro (Responsável)
O LIBESIC está estruturado em torno de dois eixos básicos, intervenção psicológica e direitos humanos e sociais, que congregam vários projetos em diferentes núcleos. Tais projetos visam integrar o conhecimento teórico com a prática do campo, qualificar o profissional para o trabalho comunitário com equipes multidisciplinares, bem como fornecer uma nova forma de inserção social, de acordo com as ênfases.
Oferecem também encaminhamento e atendi- mento psicoterápico individual a crianças, adolescentes e adultos quando não compatível com aquele oferecido pelo Serviço Escola.
A atuação conjunta entre a intervenção psicológica e direitos humanos e sociais, através do que denominamos de Ecologia Psíquica. Partindo do conceito de sustentabilidade buscamos modos de intervenção que favoreçam práticas alinhadas ao desenvolvimento biopsicossocial. Tal atendimento privilegiará, além da comunidade FPM, a prestação de serviços em diferentes espaços comunitários, em parceria com os diferentes setores da Faculdade e com outros atores sociais, visando um atendimento multidisciplinar.

Serviço de Clínica Escola – Profa. Ma. Vanica Cristine de Oliveira (Responsável)
A Clínica busca oferecer aos acadêmicos do DPGPSI-FPM as condições teóricas, técnicas e práticas para a desenvolverem as intervenções clínicas em diversas frentes de trabalho do Psicólogo. Para a comunidade, prestar serviços de qualidade, especialmente àquela população carente de atendimentos clínico-psicológico.
A qualidade dos atendimentos prestados no CEPPACE se dá através da supervisão que os estagiários, recebem do corpo docente capacitado e comprometido, por meio de ações que possibilite ao acadêmico se reinventar, as práticas exercidas no âmbito da Clínica Escola pautado na Ética e o Respeito a profissão e ao usuário do serviço.
No contexto do CEPPACE está a estrutura que compõe NEF 4. Proposta no PPC, estimulando o ensino – prática e o serviço – pesquisa, visando a garantia de cumprir a proposta da ênfase de formação: Clínica, e da Saúde.

Translate »