Iniciação Científica & TCC

Sobre a Inciação Científica

A IES está consciente de que a indissociabilidade entre ensino, iniciação científica e extensão é pressuposto norteador de seu fazer institucional e constitui base para que a educação, nela realizada, vise ao desenvolvimento da nossa região. As atividades pertinentes à Iniciação Científica são oportunidades para o estudante utilizar os critérios inerentes ao processo científico de conhecer, convivendo com os problemas, com as dificuldades e com o desconhecido em cada área profissional na busca de descobertas para resoluções de problemáticas importantes na área de atuação.

Da mesma forma que o Curso Psicologia em sua particularidade no tocante a formação por ênfase tendo em uma delas a  Psicologia Processos de Investigação Científica, tal qual expressamente definido na sua responsabilidade social o objetivo 4 da ODS em promover educação de qualidade que vise assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos, aspirando de modo substancialmente ampliar globalmente o número de bolsas de estudo para os países em desenvolvimento, em particular os países menos desenvolvidos, pequenos estados insulares em desenvolvimento e os países africanos, para o ensino superior, incluindo programas de formação profissional, de tecnologia da informação e da comunicação, técnicos, de engenharia e programas científicos em países desenvolvidos e outros países em desenvolvimento. A fim de garantir a interligação que ocorre entre estes aspectos resulta na superação da visão dicotômica de que é possível fazer ensino de qualidade sem iniciação científica e iniciação científica de qualidade apartada do ensino.

A iniciação científica, dentro desta perspectiva, deve ser um instrumento que avaliza a prática de ensino adotada pela Instituição, especificamente por meio da ação conjunta entre acadêmicos e professores. Nesta conjuntura, contudo, o ensino de qualidade deve considerar o ensejo das competências do egresso, traçadas no perfil de formação designado a cada curso por meio do Projeto Pedagógico. O sentido de um ensino de qualidade deve estar pautado no direcionamento da teoria e da prática, já que estes constituem parte integrante do esforço de docentes e discentes na consecução da aprendizagem.

Ademais, as atividades pertinentes à Iniciação Científica são oportunidades para o estudante utilizar os critérios inerentes ao processo científico de conhecer, convivendo com os problemas, com as dificuldades e com o desconhecido em cada área profissional na busca de descobertas para resolução de problemáticas importantes na área de atuação.

Sob esse prisma, as aptidões científicas serão aspectos importantes da formação e a Iniciação Científica sendo um dos instrumentos de estímulo à participação dos estudantes da graduação, preparando-os para o acesso à pós-graduação. Na instituição o start inicial ocorrerá com a disciplina de “Língua, Comunicação e Investigação”, no decorrer do curso com as disciplinas de “Projetos de Integração e Extensão” e posteriormente com o “Trabalho de Curso” e “Seminário de Trabalho de Curso” e projetos que venham a ser desenvolvidos durante a graduação de acordo com a especificidade de cada curso. No tocante ao curso de Psicologia a formação dos grupos de Pesquisas vinculados ao Centros de Estudos e Pesquisas em Psicologia Aplicada e Clínica Escola [CEPACE], que garante a produção científica e a formação na ênfase – Psicologia Processos de Investigação Científica.

Os projetos institucionais de pesquisa ou iniciação científica, coordenados pelo NIPEI [Núcleo de Incentivo a Pesquisa, Extensão e Internacionalização], objetivam desenvolver no aluno uma reflexão científica de temas relevantes na área em que estuda, por meio da sua inserção na Pesquisa. Tais programas são orientados a familiarizar o aluno com a metodologia científica; destacam a importância do uso do rigor metodológico para melhor compreender situações que ocorrem na realidade; propõem soluções às problemáticas a partir das investigações científicas, que contribuam para sua formação intelectual e social e oferecem meios para atender às exigências mercadológicas de investigação científica.

Regulamento da Iniciação Científica e Outras Providências


Processo Seletivo de IC


Sobre o Trabalho de Conclusão de Curso [TC]

O Trabalho Curso (TCC) é uma atividade obrigatória e integra a formação nos Cursos de Graduação ofertados pela FPM, caracterizado por uma pesquisa científica e/ou tecnológica aplicada, normatizado através do Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso para os Cursos de Graduação da FPM, conforme se estabelece pela Normtativa Institucional de 07 de agosto de 2023.

A produção do TCC na conclusão do curso tem sido usada como um eficiente instrumento de aprendizagem. As produções têm por objetivo primacial capacitar o aluno a utilizar métodos de pesquisa, para melhor compreender e expor determinados aspectos do aprendizado como um todo. Além de estimular aqueles que desejam investir no campo da ciência estendendo sua formação no programa stricto sensu, ressaltando que as produções apresentarão uma revisão teórica atualizada sobre determinado tema de estudo em similitude com a linha de pesquisa do professor orientador, e, no caso de trabalho empírico, metodologia, análise e discussão dos resultados.

Entretanto, no Curso de Psicologia dispõe do Manual de Normas de Orientação para Elaboração do Trabalho de Conclusão do Curso de Graduação em Psicologia – 2ª Edição.

Antoniassi Júnior, Gilmar (org.) Manual de metodologia científica. 2.ed. Patos de Minas: Faculdade Patos de Minas-FPM, 2020. [Manual para Elaboração de Trabalhos Acadêmico-Científicos Cursos de Graduação e Especialização – FPM/FCJP/FCC/FPC]

Ficha de Avaliação Acompanhamento de TCC do DPGPSI

ANEXO 2-A Carta de Aceite de Orientador

O processo de solicitação de Defesa de TCC deve ocorrer via formulário online – clique aqui e faça sua solicitação.

Certificado de Ouvinte de Defesa Pública de TCC [para horas de atividade complementar]

Modelo de Versão do Trabalho de Curso para Psicologia [formatado apenas para ajuste]

Sobre os documentos Institucionais o aluno deve acessar o portal institucional do NIPPEE da FPM – clique aqui para verificar.

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