Sobre o Departamento de Graduação em Psicologia


Seja bem vindo a Psicologia da Faculdade Patos de Minas,

O Departamento de Graduação em Psicologia (DPGPSI) representa a estrutura didático administrativa do Curso de Bacharelado em Psicologia da Faculdade Patos de Minas. Em sua estrutura encontra-se a base da formação da Graduação e Pós-Graduação, Laborátórios e Clínica Escola vínculados ao Centro de Estudos e Pesquisas em Psicologia Aplicada e Clínica Escola (CEPPACE).

Em 2005 a Faculdade Patos de Minas desbrava um novo horizonte na oferta do Ensino Superior na cidade de Patos de Minas. Movida pelo empenho e o espírito empreendedor e inovador educacional do Professor Doutor Paulo César de Sousa, a FPM início junto ao MEC a busca pela autorização de cursos superiores. Em 2007 com a autorização do MEC a FPM lança o primeiro vestibular que demarcava o início do curso de Psicologia. Sendo a 1ª primeira turma inicíada em agosto de 2007 no 2º semestre deste ano.

Sabemos que o psicólogo estuda os fenômenos psíquicos e de comportamento do ser humano por intermédio da análise de suas emoções, suas ideias e seus valores. Ele diagnostica, previne e trata doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade. Ele observa e analisa as atitudes, os sentimentos e os mecanismos mentais do paciente e procura ajudá-lo a identificar as causas dos problemas e a rever comportamentos inadequados. Este profissional atua em consultórios, em hospitais e nas mais variadas instituições de saúde, contribuindo para a recuperação da saúde psicológica e física das pessoas. Em escolas e instituições, colabora na orientação educacional. É necessário registrar-se no Conselho Regional de Psicologia para exercer a profissão.

Hoje o DPGPSI oferece um curso com formação humana e que vica cumprir fielmente a Resolução 005/2011 (MEC), além de se preocupar com ações inovadoras buscando parcerias educacionais e vislumbrando horizonte futuro. A estrutura curricular embasada na ênfase Clínica, Saúde, Comunidade, Educação e Trabalho.

Nossa Missão,


Formar profissionais capazes para exercer funções no mercado de trabalho. Visando à capacitação do desenvolvendo de habilidades para atuar nos diversos campos da Psicologia. Promovendo o ensino, pesquisa e a extensão de qualidade, afim de atender a demanda da sociedade.

Nossos Valores,


O DPGPSI-FPM tomo como princípio de valor:

  • Ética, Respeito e Cidadânia

  • Profissionalismo e Competência

  • Eficácia e Habilidade

  • Transparência e Política

  • Acessibilidade e Cultura