Estrutura Currícular & Matriz Curricular
Estrutura Currícular
A proposta curricular presente pressupõe a organização do processo de ensino de tal forma que seja garantida a relação entre teoria e prática, ou seja, onde se possa relacionar os conteúdos de ensino e as experiências vivenciadas pelos alunos durante as práticas, adotando uma atitude interdisciplinar diante do conhecimento e incentivo à investigação para a descoberta de soluções. A implementação desse currículo propõe uma estrutura curricular em que o processo deve estar centrado no aluno, e o foco seja a aprendizagem e por meio do ensino. Nesse caso, o professor é um facilitador no processo ensino-aprendizagem, porém o foco deverá ser na qualidade do aprendizado do aluno e não no conteúdo de maneira isolada.
A estrutura curricular do Curso de Psicologia foi elaborada para atender às Diretrizes Curriculares Nacionais estabelecidas pela Resolução CNE/CES nº. 5, de 15 de março de 2011, levando em consideração a busca contribuir para formação de profissionais voltados para a prática psicológica, para a pesquisa e para o ensino de Psicologia (Art. 3º), considerando-se também a distribuição adequada da carga horária semestral, de modo a permitir a necessária flexibilidade curricular e interdisciplinaridade, através das atividades de extensão (muitas vezes entre cursos), atividades complementares e optativas.
Atendendo ao Decreto nº 5.626/2005 o curso oferta a disciplina de LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais como optativa, estando alocada na matriz curricular do curso em questão no 8º (oitavo) período. Por conseguinte, as habilidades e competências requeridas pela profissão e primando pelos valores éticos, preceitos estes fundamentais à formação profissional e acadêmica. Levando em consideração as ênfases escolhidas para o processo de formação e o novo perfil do egresso a ser inserido no mercado de trabalho, frente as novas demandas do mercado profissional.
O Curso de Psicologia da FPM, nas figuras dos membros do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e de sua coordenação compreendem que o processo de elaboração de uma matriz curricular é dinâmico e plástico, desta forma, no seu desenvolvimento dialoga com o mercado de trabalho, com o alunado e com as instâncias superiores, sejam elas as da própria Faculdade ou das agências reguladoras. Desta feita, a estrutura curricular aqui apresentada traz em seu bojo o que se aprendeu nos processos de avaliação formais aos quais os cursos se submeteram e as orientações institucionais da FPM.
Observa-se o equilíbrio teórico-prático dos conteúdos, sendo as atividades práticas realizadas no escopo das disciplinas por meio de condução laboratorial, ambulatorial e de campo. Estas atividades são propiciadas pela realização de estágios curriculares, extracurriculares, estudos de casos, extensão, palestras, semana acadêmica, visitas técnicas, exposições visando contemplar a atenção à saúde em todos os níveis de complexidade, permitindo, na prática e no exercício das mesmas, a aprendizagem da arte de aprender, vinculado ao Centro de Estudos e Pesquisas em Psicologia Aplicada e Clínica Escola.
Além disso, são oferecidas disciplinas integradoras, que promovem a interação entre diferentes áreas, da Psicologia enquanto ciência e Profissão. O estágio supervisionado e as atividades práticas complementam o aprendizado teórico, permitindo aos estudantes vivenciarem situações reais de atendimento psicológicos e desenvolver habilidades conforme ênfase. Essa articulação entre os componentes curriculares visa proporcionar uma formação completa, que prepare os futuros profissionais para a complexidade e diversidade da prática do profissional da Psicologia, garantindo uma atuação competente e ética no cuidado da saúde bucal da população. Os Estágios Curriculares Supervisionados, com carga horária prevista neste PPC, estão dispostos ao longo da matriz curricular que se apresenta como rede de cuidados a fim de proporcionar a capacitação do estudante nas diferentes áreas de atuação profissional.
O Curso de Psicologia adota uma proposta de formação, na qual o estudante tem papel ativo e assume responsabilidades crescentes na construção de seu conhecimento por meio do ensino clínico. Como sujeito do aprendizado e tendo o professor como facilitador do processo de ensino-aprendizagem, o estudante deve familiarizar-se com os problemas relevantes na área da tecnologia em geral. Estimula-se o trabalho em equipe e a produção dinâmica de conhecimentos por meio da ação-reflexão- ação, o que permite o desenvolvimento de habilidades, competências e atitudes necessárias ao exercício profissional.
Na construção da Estrutura Curricular para o referido curso, existe uma grande preocupação acerca da ambientação para as disciplinas ofertadas na modalidade à distância, pensando nisso, no próprio AVA o discente encontra diversos mecanismos de familiarização com as disciplinas EaD, tais como: Manual do Aluno; Tutoriais de Acessos; Avisos gerais da coordenação; Aplicativos e Calendário Acadêmico.
O Curso de Psicologia da FPM tem em sua totalidade a carga horária de 4.000 horas-aula relógio, incluindo horas de Atividades Curriculares Complementares, de estágio curricular supervisionado básico e profissionalizando, conforme pode ser observado no quadro descritivo dos componentes curriculares do curso identificando sua respectiva carga horária; sendo indispensável à integralização curricular.
Quadro Descritivo dos Componentes Curriculares do Curso |
|
Componente |
Horas (60 minutos) |
CH de Disciplinas Teóricas, Práticas e Laboratoriais |
2800 horas |
CH de Extensão [Projetos de Integração e Extensão] |
400 horas |
CH de Iniciação Científica em Saúde | Trabalho de Curso | Seminário de TC |
120 horas |
CH de Estágio Supervisionado Básico |
180 horas |
CH de Estágio Supervisionado Profissionalizante |
420 horas |
CH de Atividades Complementares |
80 horas |
Total de horas do Curso |
4000 horas |
A integralização do Curso no tempo mínimo de 10 semestres pode ser efetivamente cumprida pelo aluno, considerando que o Curso é ministrado em horário noturno, de 2ª a 6ª feira, com 40 horas, ou mais, semanais. As atividades teóricas e práticas, assim como os estágios curriculares supervisionados, são realizadas nos períodos matutinos, podendo ainda ser realizadas no período noturno, principalmente nas fases finais do Curso, fazendo-se dessa forma, uso consciente e objetivo de prerrogativa prevista na Resolução Nº 5, de 15 de março de 2011.
Consequentemente a estrutura curricular segue a orientação da Resolução CNE/CES nº. 5, de 15 de março de 2011, de modo a estabelecer um Núcleo Comum da Formação em Psicologia procurando garantir uma concepção profissional homogênea para todo o País, propiciando um mínimo de conteúdos básicos teóricos e práticos necessários a qualquer profissional da área de psicologia conforme o Art. 7º e Art. 5º da referida resolução para formação em Psicologia, articulado com as ênfases de formação nomeadamente em: (EF-PPCBE) – Psicologia Processos Clínicos e de Bem-Estar, (EF-PPIC) – Psicologia Processos de Investigação Científica (EF-PPPSP) – Psicologia Processos de Prevenção e Promoção da Saúde Psicossocial, mantendo a flexibilidade, a interdisciplinaridade constituída em núcleos de ensino e formação (NEF) comum e partes diversificadas:
- NEF 1. Bases Epistemológica da Psicologia = compõe a proposta que articule os conhecimentos, habilidades e competências em torno dos Fundamentos Epistemológicos e Históricos; Fundamentos Teóricos-Metodológicos;
- NEF 2. Psicologia e Compromisso Social = compõe a proposta que articule os conhecimentos, habilidades e competências em torno dos Procedimentos para a Investigação Científica e dos Fenômenos e Processos Psicológicos;
- NEF 3. Processos de Promoção e Cuidados com a Saúde Mental = compõe a proposta que articule os conhecimentos, habilidades e competências em torno das Interfaces com campos afins do conhecimento clínico e avaliação e as Práticas Profissionais.
- NEF 4. Práticas Profissionais do Exercício da Psicologia = compõe a proposta que articule atuação profissional e a inserção do graduado em diferentes contextos institucionais e sociais, de forma articulada com profissionais de áreas afins.
Matríz Currícular
A disposição da Matriz Curricular do curso de Psicologia da FPM está configurada nos seguintes modos apresentados, conforme carga horária das disciplinas, créditos componentes núcleo ênfase e modalidade.
Disposição da Matriz Curricular do Curso de Psicologia da Faculdade Patos de Minas: veja como a matriz curricular em virgor a partir de 02 de fevereiro de 2021.
Distribuição das Competências e Habilidades conforme Diretriz Curricular no Núcleos de Ensino e Formação:a disposição do quadro de competências e habilidades a serem desenvolvidas conforme os Núcleos de Ensino e as Ênfases de Formação focado no perfil do egresso do curso