Estágio

Estágio Supervisionado Obrigatório

O estágio é uma etapa fundamental que complementa a formação acadêmica do aluno de psicologia, através da aplicação prática dos conceitos apresentados durante o curso e proporciona o desenvolvimento de competências previstas no perfil no egresso do curso de Psicologia da FPM, contemplando a prática do estágio supervisionado esta dividia em dois momentos conforme preconiza a Resolução CNE/CSE nº. 5/2011 – Estágio Básico (I, II e III) e Estágio Profissionalizante (I, II e III) alinhado as ênfases ­ Psicologia Processos Clínicos e de Bem-Estar – Psicologia Processos de Investigação Científica – Psicologia Processos de Prevenção e Promoção da Saúde, realizado no CEPPACE, entendidos de acordo com o preconizado na legislação vigente como sendo o:

Ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos. §1º O estágio faz parte do projeto pedagógico do curso, além de integrar o itinerário formativo do educando. § 2º O estágio visa ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho (Lei Nᵒ 11.788, de 25 de setembro de 2008 que, Art. 1º).

O Estágio Supervisionado é caracterizado como Básico e Profissionalizante, terá um professor Psicólogo responsável (professor de estágio), que orientará os alunos atrav3és das supervisões aplicadas, ensinando-os o exercício e prática Psicológica. A estes professores daremos a denominação de Supervisores. As atividades desenvolvidas nas áreas de estágio recebem sua fundamentação teórica de forma sistematizada, diante das supervisões que ocorreram nas dependências da Faculdade Patos de Minas.

Dado a normatização disposta na Resolução CNE/CSE nº. 5/2011 no tocante a flexibilidade de escolha do aluno em relação a escolha por meio das ênfases anunciadas. A proposta no curso de Psicologia da FPM através deste PPC visa romper com uma visão dicotômica e simplista que nos levaria à oposição entre teoria e prática, reconhecendo o caráter complementar entre as múltiplas competências a serem desenvolvidas em um percurso formativo no ensino superior. Assim, a partir desta premissa, valoriza-se, em todo o curso, o desenvolvimento dos quatro pilares da educação (UNESCO, 1999), quais sejam: aprender a ser, a conviver, a fazer e a conhecer, ou seja, aprender a aprender.

No entanto, o estudante do séc. XXI ao chegar ao ensino superior, apresenta um perfil diferenciado e, neste, colocam-se algumas demandas precisas que vão além do desenvolvimento cognitivo. Igualmente importante, faz-se necessário traçar estratégias sistemáticas que visem o desenvolvimento pessoal, aí incluído o autoconhecimento e o autocuidado; o desenvolvimento de relações interpessoais que envolvem o trabalho em equipe, a comunicação, a liderança, a tomada de decisão e a resolução de conflitos, por exemplo; além da autonomia e da responsabilidade como faces complementares de um perfil pessoal e profissional diferenciado, dentre outras competências inovadoras e empreendedoras no campo da prática psicologia.

Dado isso, estas serão desenvolvidas ao longo de todo o curso e, em especial, serão potencializados por meio das práticas desenvolvidas desde o primeiro período previsto nas disciplinas de projeto de integração e extensão, bem como, a premissa metodológica do método de ensino clínico já descrito neste PPC; ademais nos campos de estágio que serão orientados e supervisionados, pari passu, pela equipe docente do curso, em relação supervisor/aluno compatível com a boa realização das atividades.

A efetivação desta proposta dar-se-á a partir da inserção precoce nos campos de atuação da Psicologia, assegurando uma perspectiva multidisciplinar e multiprofissional, em que o contato e a possibilidade de intervenção junto a novas realidades e serviços propicie o desenvolvimento do olhar reflexivo e crítico, possibilitando diagnósticos – pessoais/individuais e sociais/organizacionais – contextualizados e, consequentemente, uma atuação pautada pela ética e por um sólido embasamento teórico-conceitual. Assim, os estágios supervisionados começarão já no quinto período de curso, dando sequência ao trabalho iniciado, nos quatros primeiros períodos, através das atividades de ensino clínico e nos projeto de integração e extensão.

Dentre as principais mudanças a serem ressaltadas e consideradas no desenho deste projeto de curso está a percepção de que o perfil clínico privado individual que se colocava como hegemônico, até os anos 90, não mais se confirma, entretanto, é a maior busca dos acadêmicos e perfil do universitário e confirmado como a área de maior atuação profissional. Entretanto, os serviços e campos das políticas públicas se amplia, progressivamente, reafirmando a Psicologia como um campo de saberes e práticas essenciais à consolidação do ideal democrático, do desenvolvimento local e regional, da justiça social e, enfim, da garantia de direitos; daí é nesse sentindo que o curso de Psicologia da FPM vai se alinhando na efetivação do perfil do egresso proposto em conformidade com as ênfases do curso.

Daí, considerando a flexibilização curricular em função da concepção em ênfase, o aluno poderá dentre as possibilidades previstas escolher uma ou mais ênfase e dar andamento ao estágio previsto na mesma. Ele fará a indicação por meio da manifestação expressa um período anterior a oferta.

No que diz respeito aos grupos de supervisão não poderão exceder a 8 (oito) integrantes no grupo, para não comprometer as atividades teórico-práticas supervisionadas, de ensino e pesquisa, culminando com o exercício da Psicologia. Somente poderá assumir o papel de professor supervisor aquele que for psicólogo e estiver devidamente registrado no Conselho Regional de Psicologia da 4ª Região e foi docente da instituição Faculdade Patos de Minas. O professor supervisor será o que avaliará o graduando em Psicologia em todas as etapas do estágio.

Reuniões periódicas entre os supervisores dos campos de estágio e supervisores de estágio deverão ser realizadas conforme princípios do núcleo acadêmico que consta em regimento. Toda a atividade prática de estágio estará sob o domínio do Coordenador do Curso juntamente com o supervisor, assim mantendo uma linha ordenada de comunicação.  No que diz respeito ao horário de funcionamento dos estágios supervisionados, os mesmos poderão ocorrer no período diurno ou noturno, de acordo com determinação da coordenação do curso.

Para garantir a gestão eficiente da integração entre ensino e o mundo do trabalho no curso de Psicologia, é essencial adotar estratégias que promovam a interlocução institucionalizada entre a instituição de ensino superior (IES) e o ambiente de estágio. Uma das estratégias é estabelecer parcerias sólidas com diferentes instituições que ofereçam oportunidades de estágio aos estudantes e contemplem as possibilidades de atuação do psicólogo. Essa interlocução institucionalizada permite a troca de informações e experiências entre a IES e os ambientes de estágio, gerando insumos valiosos para a atualização das práticas de estágio curriculares e extracurriculares.

Além disso, é fundamental promover a capacitação contínua dos preceptores e supervisores de estágio, por meio de cursos, oficinas e encontros periódicos. Essa capacitação visa fornecer aos profissionais de saúde orientações atualizadas sobre as competências previstas no perfil do egresso do curso de Psicologia, bem como as diretrizes curriculares e as melhores práticas de ensino. Essa atualização constante contribui para a qualidade das experiências de estágio e para a formação dos estudantes.

Outra estratégia é a realização de avaliações periódicas do estágio, tanto por parte dos estudantes quanto pelos supervisores e preceptores. Essas avaliações podem ser feitas por meio de questionários, entrevistas ou discussões em grupo, visando identificar pontos fortes e áreas de melhoria nas práticas de estágio. Os resultados dessas avaliações devem ser compartilhados com a IES e servir como subsídios para atualizações e aprimoramentos do programa de estágio.

A promoção de eventos, como seminários, workshops e encontros científicos, também é uma estratégia importante. Esses eventos podem envolver a participação de profissionais de destaque na área odontológica, possibilitando a troca de conhecimentos e experiências entre estudantes, professores e profissionais do mundo do trabalho. Essa interação enriquece o aprendizado dos estudantes e proporciona um espaço para atualização das práticas do estágio, com base nas demandas e tendências do mercado de trabalho.

Em suma, a gestão da integração entre ensino e mundo do trabalho no curso de Psicologia requer a interlocução institucionalizada da IES com os ambientes de estágio, por meio de parcerias sólidas, capacitação dos profissionais envolvidos, avaliações periódicas e promoção de eventos que estimulem a troca de conhecimentos. Essas estratégias fornecem insumos valiosos para a atualização das práticas de estágio, garantindo uma formação alinhada com as demandas do mercado e as competências previstas no perfil do egresso.

O Estágio Supervisionado promove a relação teoria e prática e contempla a articulação entre o currículo do curso e aspectos práticos do ensino em psicologia, o embasamento teórico das atividades planejadas no campo da prática, a participação em atividades de planejamento, desenvolvimento e avaliação realizadas pelos docentes, a reflexão teórica acerca de situações vivenciadas pelo alunado, a criação e divulgação de produtos que articulam e sistematizam a relação teoria e prática, com atividades comprovadamente exitosas e inovadoras.

Por conseguinte, as ações programadas no CEPPACE (Serviço-Escola) em decorrência da prática do estágio supervisionado e as diferentes propostas vinculadas aos Laboratórios e Grupos de Pesquisas promoverá a interdisciplinaridade buscada na formação também será mantida no estágio, que criará condições  para  que  o  estudante  identifique  seu  tema  de  interesse  e  experimente  sua escolha, interligando o estágio ao longo do curso e acompanhando a evolução do estudante veio desenvolvendo ao longo do curso funcionará como escopo da ação inovadora está a integração do ensino clínico ao CEPPACE buscar incorporar a prática por meio do serviço-escola em consonância com a Declaração Internacional de Competências Fundamentais na Psicologia Profissional, de 2016, as competências previstas:

  • atuar eticamente: a) utilizar os códigos éticos vigentes para a prática profissional e para a própria conduta pessoal; b) aderir às leis e às normas vigentes, definidas pelas entidades pertinentes para o seu exercício profissional e para a conduta pessoal; c) resolver os dilemas éticos que emergem da prática profissional; d) buscar soluções para as situações nas quais podem ocorrer conflitos entre o Código de Ética Profissional do Psicólogo e demais códigos, regulamentações e leis; e e) analisar criticamente a política e os padrões de conduta dos locais em que atua como profissional psicólogo;
  • agir profissionalmente, levando em consideração o que segue: a) adotar as melhores práticas conhecidas na Psicologia; b) manter a qualidade de seu trabalho enquanto psicólogo; c) atuar dentro dos limites da sua competência profissional e pessoal; d) consultar profissionais da área de Psicologia, supervisores e outras fontes, quando apropriado; e) escolher o curso de ação apropriado diante de eventos imprevistos e complexos; f) avaliar os impactos dos serviços prestados; g) mapear a dinâmica social, cultural e política dos contextos em que atua; e h) demonstrar flexibilidade e capacidade de lidar com mudanças nas diferentes esferas da vida profissional;
  • relacionar-se apropriadamente com clientes, usuários e outros, levando em consideração o que segue: a) desenvolver relações de trabalho apropriadas com clientes, usuários e outros; b) desenvolver relações de trabalho apropriadas com colegas da área e de outras profissões; c) relacionar-se com o outro de modo a propiciar o desenvolvimento de vínculos interpessoais requeridos pela atuação profissional; d) atuar considerando os direitos e deveres dos clientes, usuários, grupos, movimentos sociais, instituições e outros; e) identificar e utilizar métodos que contribuam para as boas relações de trabalho; f) agir dentro dos limites do papel de psicólogo, levando em conta as demais pessoas envolvidas no trabalho; e g) colaborar no planejamento e tomada de decisão dos clientes, usuários, grupos, movimentos sociais, instituições e outros, dentro dos limites do papel e da atuação do psicólogo;
  • trabalhar respeitando a diversidade e mostrar competência cultural, tendo em vista os seguintes princípios: a) atuar tendo como fundamento o conhecimento e a compreensão do contexto histórico, político, social e cultural de clientes, usuários, colegas, grupos, organizações, populações e outros atores; b) respeitar as diversidades de gênero, sociocultural, étnico-racial, religiosa e outras; e c) trabalhar de maneira acolhedora, empática e efetiva considerando todas as formas de diversidade.
  • atuar profissionalmente com base no conhecimento científico acumulado, com as seguintes orientações: a) adotar uma orientação baseada em princípios científicos, considerando o seu referencial teórico e epistemológico para realizar avaliações, intervenções, prestação de serviços e outras atividades psicológicas; b) consultar investigações relevantes em Psicologia ou áreas afins para apoiar o seu exercício profissional; e c) considerar as limitações das evidências científicas disponíveis no exercício profissional.
  • refletir sobre o próprio trabalho, levando em conta as seguintes ações: a) avaliar a eficácia de suas atividades e da prestação dos serviços psicológicos; b) realizar autocrítica sobre o seu exercício profissional e implementar melhorias contínuas na sua prática; c) realizar autocrítica sobre seus valores e crenças e seus impactos sobre o exercício profissional; d) validar as práticas com os colegas e supervisores, quando apropriado; e) identificar a necessidade de desenvolvimento profissional em áreas específicas; f) identificar possíveis fatores de risco para atuar preventivamente em diversos ambientes de trabalho; e g) reconhecer e assumir as consequências de suas ações profissionais.
  • estabelecer objetivos ou metas pertinentes à atividade, visando o que segue: a) desenvolver objetivos a partir da análise das demandas e necessidades; e b) discutir e estabelecer metas no diálogo com clientes, usuários e colegas.
  • realizar avaliação psicológica, buscando: a) identificar a necessidade de avaliações em indivíduos, grupos, famílias, comunidades, organizações ou sociedades; b) utilizar os diversos métodos e estratégias de avaliação em Psicologia: entrevistas, observação, testes psicológicos, entre outros; c) selecionar, planejar e desenvolver avaliações utilizando métodos apropriados aos objetivos e aos propósitos das atividades; e d) integrar métodos, análises, sínteses e interpretação dos dados coletados.
  • realizar intervenções psicológicas e psicossociais, tendo como base os seguintes fundamentos: a) planejar, integrando dados de avaliação, intervenções psicológicas com indivíduos, grupos, comunidades, organizações e sociedade; b) implementar intervenções psicológicas utilizando métodos apropriados às metas e aos objetivos da intervenção; c) avaliar a utilidade e a eficácia das intervenções utilizando métodos apropriados; d) utilizar os resultados obtidos nas avaliações para revisar ou modificar as intervenções, quando pertinente; e e) assegurar orientação e apoio a outros atores envolvidos no processo de intervenção, quando pertinente.
  • comunicar-se de forma eficaz e apropriada, considerando o que segue: a) utilizar diferentes linguagens – visual, sonora, corporal e digital – para se expressar e partilhar informações; b) comunicar-se com diversos interlocutores visando a efetiva realização de suas atividades profissionais; c) elaborar registros documentais decorrentes da prestação de serviços psicológicos, tais como pareceres técnicos, laudos, relatórios e evolução em prontuários; d) fornecer informações compreensivas e objetivas sobre assuntos psicológicos para o público-alvo; e e) agir com empatia e garantir relações equânimes nos contextos em que atua.
  • atuar em equipes multiprofissionais, devendo adotar, sempre que possível, as ações assim discriminadas: a) contribuir para processos de trabalhos que envolvem profissionais de diferentes áreas, buscando favorecer o êxito do trabalho em equipe; b) coordenar equipes de trabalho em diferentes contextos; c) integrar seu conhecimento e experiência à de outros profissionais, com o intuito de promover a integralidade da atenção a indivíduos, grupos e organizações; d) manejar processos grupais e atuar como mediador de conflitos no interior de equipes de trabalho; e) organizar seu trabalho de modo cooperativo e solidário, assumindo e compartilhando responsabilidades; f) incentivar a comunicação entre os membros de equipe, propiciando um espaço permanente de socialização das informações relevantes para o trabalho do grupo; e g) utilizar as contribuições de outras disciplinas e profissões, quando couber, para a resolução colaborativa de problemas.

Vale acrescentar que o Programa de Estágios Supervisionados do Curso de Psicologia da FPM contará com a expertise institucional já consolidada, aí incluídos os termos de convênio firmados entre os serviços e campos de estágio, públicos e privados, e a IES, bem como, os espaços próprios disponibilizados para o curso. Dentre estes vales destacar:

  • APAE de Presidente Olegário-Escola Especial “Ludovina Januária Pinheiro”
  • Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Patos de Minas
  • Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Velhice de Patos de Minas “Casa das Meninas Nossa Senhora Aparecida”;
  • Associação de Proteção e Assistência aos Condenados de Patos de Minas
  • Associação dos Autistas Esperança Azul de Patos de Mina,
  • Casa da Sopa Tia Eusápia
  • Casa de Repouso Nossa Senhora da Guia de Carmo Paranaíba
  • Centro Médico Psicotécnico do Alto Paranaíba
  • Centro Oncológico AZ;
  • CET Clínica de Exames de Trânsito Ltda
  • CISREUNO – Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Região Ampliada Noroeste
  • Clínica CNH Patos LTDA
  • Clínica Guimaraes e Sousa
  • Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais – FHEMIG
  • Hospital do Câncer de Barretos;
  • Hospital Nossa Senhora de Fátima;
  • Lar de Idosos Eurídes Barsanulfo
  • Lar Vicentino Padre Alaor
  • Ministério Público do Trabalho
  • PEMSE – Pólo de Evolução de Medidas Sócioeducativas
  • Prefeitura de Três Marias [toda a rede – Saúde, Educação, Social];
  • Prefeitura Municipal de Patos de Minas [toda a rede – Saúde, Educação, Social];
  • Prefeitura Municipal de Varjão de Minas [toda a rede – Saúde, Educação, Social];
  • Prefeitura Municipal do Carmo do Paranaíba toda a rede – Saúde, Educação, Social;
  • Quintino Psiquiatria, Álcool e Drogas LTDA [Clínica Terapêutica Quintino]
  • Secretaria Estado de Minas Gerais da Educação;
  • Sicoob Credipatos – Cooperativa de Crédito do Alto Paranaíba e Região LTDA
  • Termo de Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde de Patos de Minas
  • Termo de Cooperação Técnica com Secretária Municipal de Saúde Patos de Minas para ações de Serviço Especializado em Saúde Mental

 

Por fim, toda as ações vinculadas ao estágio supervisionado segue a normatização prevista na segundo a regulamentação institucional previsto no Regulamento de Práticas de Monitoria & Estágios Curriculares e Extracurriculares para os Cursos de Graduação da FPM; bem como, já mencionado o dispositivo do Regulamento do Centro de Estudos e Pesquisa em Psicologia Aplicada e Clínica Escola do Curso de Psicologia da FPM; assim como o Manual Estagiário de Normas de Orientação CEPPACE – 3ª Edição 2021.

 


Estágio Supervisionado Extracurricular (não obrigatório)

Sobre os estágios extracurriculares visa promover a possibilidade do alunado vivenciar uma experiência de aprendizado e aprimoramento profissional que ocorre fora do currículo oficial do curso de formação acadêmica. Nessa modalidade de estágio oferece aos estudantes a oportunidade de complementar sua formação teórica com experiências práticas em áreas de interesse, permitindo que eles adquiram conhecimentos e habilidades específicas, explorem diferentes áreas de atuação e tenham uma visão mais ampla do mercado de trabalho. Prevendo algumas características do estágio extracurricular incluem:

  • Caráter opcional: O estágio extracurricular é uma atividade voluntária, ou seja, o estudante decide se deseja ou não realizar essa experiência complementar.
  • Flexibilidade: Como não é um componente obrigatório do curso, o estágio extracurricular possui maior flexibilidade em relação a sua carga horária, duração e requisitos específicos.
  • Diversas áreas de atuação: Os estudantes têm a oportunidade de buscar estágios em diversas áreas de interesse, inclusive em setores ou organizações que não possuem convênios formais com a instituição de ensino.
  • Enriquecimento curricular: O estágio extracurricular pode enriquecer o currículo do estudante, destacando-se como uma experiência adicional de aprendizado e desenvolvimento profissional.
  • Possibilidade de networking: Durante o estágio extracurricular, os estudantes podem estabelecer conexões com profissionais e empresas, o que pode ser vantajoso para futuras oportunidades de emprego.
  • Conhecimento prático: O estágio extracurricular permite que os estudantes apliquem seus conhecimentos teóricos em situações reais, ganhando experiência prática e vivenciando os desafios da área de atuação.

É importante ressaltar que, embora o estágio extracurricular não seja obrigatório, ele pode ser uma escolha valiosa para os estudantes que desejam aprimorar sua formação e desenvolver competências adicionais. No entanto, antes de iniciar um estágio extracurricular, estudante deverá verificar se a instituição concedente de estágio possui convênio com a IES, bem como, seguir orientações específicas para obter reconhecimento para fins de aproveitamento pela atividade realizada como atividade complementar (clique aqui para acessar portal Núcleo de Estágio).

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