Perfil do Egresso

Sobre o Perfil do Egresso

O profissional da Psicologia formado pela Faculdade Patos de Minas constitui de princípios gerais que visa à formação generalista, abrangente e pluralista, com ênfase na Psicologia Processos Clínicos e de Bem-Estar; Psicologia Processos de Investigação Científica e; Psicologia Processos de Prevenção e Promoção da Saúde Psicossocial, alinhado a responsabilidade social do curso. Onde o profissional de Psicologia da FPM será capaz de articular teoria e prática, bem como de compreender as interfaces entre os fenômenos psicológicos, socioculturais, políticos, biológicos e ambientais.

De modo que a Faculdade Patos de Minas proporcionará ao formando a propiciação de experiências significativas, instrumentalizando-os para melhor aplicar à realidade os conhecimentos adquiridos e proceder às intervenções mais eficazes no exercício profissional da Psicologia, desenvolvendo a capacidade de diálogo e de trabalho multiprofissional; ao qual o egresso do curso de Psicologia atenda às necessidades locais e regionais, bem como se adapte às demandas em constante evolução do mundo do trabalho. Sendo capazes por meio das competências desenvolvidas face ao método do ensino clínico atingir a capacidade de mobilizar conhecimentos, habilidades e atitudes, utilizando os recursos disponíveis em prol de iniciativas e ações que se expressem em desempenhos capazes de solucionar, com pertinência, oportunidade e sucesso, os desafios que se apresentam à prática profissional, em diferentes contextos do trabalho do Psicólogo.

Ao longo do curso, o egresso será preparado para uma atuação profissional interdisciplinar, assegurando uma formação investigativa, crítica e reflexiva. São oferecidas oportunidades para uma efetiva integração teórico-prática, para que o aluno desenvolva um compromisso ético com o atendimento das demandas sociais, tenha uma compreensão ampla, não somente dos fenômenos psicológicos, mas também, das condições de cidadania, sendo capaz de refletir, avaliar e atuar nos mais diversos campos de um sólido conhecimento da Psicologia como ciência, conhecimento este compreendido por múltiplos referenciais que permitam ao psicólogo a compreensão da diversidade de perspectivas que envolvem o ser humano e sua inserção no meio social.

Além disso, o perfil do curso de Psicologia da FPM considera em sua caracterização as condições locais e regionais que os discentes estão inseridos, definido estratégias de ensino e componentes curriculares que consideram a regionalidade. Tais aspectos estão presentes nas áreas de atuação do curso, definida em maior relevância profissional microrregional, principalmente quanto ao atendimento das demandas da cidade de Patos de Minas e região, por profissionais capazes para atuarem: consultórios, serviços públicos e privados de saúde, serviços socioassistenciais e em escolas da rede pública e privada, voltando a atenção para a promoção da saúde, a prevenção e o tratamento, quando for o caso. Poderá ainda atuar no âmbito da saúde comunitária, intervindo junto a família e grupos, a partir de uma leitura diagnóstica e metodologia de intervenção psicossocial, que engloba as questões da cidadania e da subjetividade.

Todavia, o curso de Psicologia da FPM espera-se capacitar um profissional para atuar também em diferentes organizações e instituições em que se estabelecem relações de trabalho com a Psicologia, de modo a voltar sua atenção para o bem-estar social a promoção da saúde psicossocial e os processos de investigação científica, para os recursos materiais e humanos que envolvem a saúde mental na organização, para as recolocações de pessoal e desenvolvimento de habilidades para vida. Além disso, este profissional dirigirá também sua atenção para as relações individuo-sociedade, no que diz respeito à saúde mental e bem-estar do homem, estimulada pela triangulação das ênfases.

Uma das preocupações do PPC é garantir a atuação de um egresso comprometido e com postura crítica frente aos fenômenos sociais, econômicos, culturais e políticos de forma que contribua com a construção de uma sociedade melhor, considerando as necessidades sociais, os direitos humanos, a promoção da qualidade de vida de pessoas, grupos, organizações e comunidades. Articulado com o objetivo do curso e suas ênfases a partir de diferentes aspectos que se destacam a partir de seus pressupostos, dentre os quais se destacam os seguintes compromissos:

  • Compromisso Educacional: de ser um centro formador de recursos humanos habilitados a atuar com eficiência na atenção à saúde humana em seus diferentes níveis.
  • Compromisso Social: o qual constituir-se um espaço prestador de serviços na promoção de saúde psicossocial, como extensão assistencial à comunidade da localidade geopolítica na qual se insere, pretendendo, com isto, uma elevação do nível da saúde de Patos de Minas e macrorregião.
  • Compromisso Cultural e Científico: de produzir conhecimentos científicos e tecnologias, que objetivam não só o desenvolvimento do saber sobre a realidade do Homem/Mulher nas suas dimensões física, mental, sociocultural e política, como também o desenvolvimento de meios para a formação integral dos seres humanos que, de algum modo, com ela se relacionam, contribuindo para uma qualidade de vida melhor, na transformação sociocultural da realidade de seu contexto político.

Porém não se deixou de atender as perspectivas da psicologia regulamentada e incorporada as áreas de atuação, além de considerar os aspectos sociais democráticos, a adequação as novas áreas de trabalho e, principalmente, tendo a integração necessária para a aplicabilidade do ensino clínico, ponto maior de inovação previsto neste PPC; visto que as ênfases escolhidas permitem ao alunado enquanto egresso responder a demanda profissional mercadológica a níveis locais, regionais e nacionais.

Dado isso, para que egresso tenha condições para uma atuação profissional competente, comprometida com a transformação social e com uma atitude reflexiva acerca dos conhecimentos e práticas produzidos pela Psicologia, bem como da realidade que o cerca, por conseguinte, o perfil pretendido do profissional dar-se-á:

  • profissional com capacidade de leitura crítica da realidade social, de modo a compreender o contexto no qual projeta e desenvolve suas ações profissionais;
  • profissional com sólida formação que possibilite uma atuação baseada no rigor científico;
  • profissional com habilidade para integrar teoria e prática, de modo a identificar problemas, planejar e executar projetos de intervenção;
  • profissional com habilidade para trabalhar em equipes multidisciplinares e interdisciplinares;
  • profissional consciente da necessidade de atualização e formação permanentes;
  • profissional cuja atuação seja pautada por uma postura crítica, pelo respeito aos princípios éticos em geral e pelas normas éticas que regem a atuação profissional e de pesquisa.

Sobre o campo de atuação do Egresso
  • O exercício profissional dos acadêmicos formados no curso de Psicologia da Faculdade Patos de Minas – FPM tem como área de trabalho a Psicologia Escolar e Educacional; Psicologia Organizacional e do Trabalho; Psicologia de Tráfego; Psicologia Jurídica; Psicologia do Esporte; Psicologia Clínica; Psicologia Hospitalar; Psicopedagogia; Psicomotricidade; Psicologia Social; Neuropsicologia; Psicologia em Saúde; e Avaliação Psicológica.
  • Visto que o mercado de trabalho para Psicologia tem crescido bastante nos últimos tempos, o mercado entendeu que essa é uma profissão-chave para modelar processos que envolvem pessoas, relacionamentos interpessoais e comunicação. Dado isso, o psicólogo egresso da FPM poderá atuar em:
    • intervenção clínica: trabalhar em consultórios, em alguma corrente teórica;
    • avaliação psicológica: trabalhar no Detran, para avaliações psicotécnicas de motoristas; fazer testes para quem requer porte de arma; participar dos processos de adoção de crianças e adolescentes;
    • recursos humanos: fazer recrutamento e seleção de profissionais que trabalharão em uma empresa;
    • escola: participar do processo escolar e trabalhar com dinâmicas de ensino e de aprendizagem; prestar assistência a alunos na instituição de ensino; trabalhar com crianças e jovens que tenham alguma deficiência;
    • neuropsicologia: estudar as relações entre o cérebro e o comportamento humano, atuando com pacientes que tenham sofrido lesões ou malformações. Investigar questões como sexualidade, agressividade e funções cognitivas ou emocionais em geral;
    • emergência: lidar com familiares de vítimas de acidente ou com sobreviventes de desastres, como a queda do avião que transportava a Chapecoense ou o incêndio da boate Kiss, em Santa Maria. É uma área recente;
    • social: trabalhar junto a ONGs, estudando propostas ou compreendendo intervenções sociais;
    • gênero: integrar equipe que se qualifica para trabalhar com combate ao racismo, à homofobia ou à transfobia;
    • autismo: criar e pensar em tratamentos e alternativas para pessoas que tenham transtorno do espectro autista;
    • esporte: trabalhar com atletas, tanto expoentes quanto de transição, que ainda não são conhecidos na modalidade;
    • propaganda: posicionar produtos estrategicamente nas lojas, pensar em formas de abordar o público no marketing. Função exercida tanto por publicitários quanto por psicólogos;
    • acadêmica: qualificar-se para a pesquisa e para a docência;
    • psicologia jurídica: trabalhar em processos de adoção e de tratamento de vítimas de abuso, auxiliar em penitenciárias, recuperar indivíduos infratores;
    • orientação profissional: ajudar jovens a escolher carreira ou auxiliar profissionais que estejam insatisfeitos com o trabalho e desejem mudar de área de atuação. Preparar pessoas para a aposentadoria ou prestar assistência a pessoas com deficiência para conseguirem desenvolver uma carreira.
Translate »